Introdução aos anúncios no TikTok
Quer diversificar sua publicidade nas redes sociais? Explorar anúncios no TikTok.
Quer saber se o TikTok pode fazer o truque, mas não sabe por onde começar?
Este artigo fornecerá tudo o que você precisa saber, incluindo os principais elementos dos anúncios do TikTok e o processo simples para criar anúncios eficazes.
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Não há como negar que o TikTok é a rede social dos dias de hoje. E se você ainda acha que o TikTok está alcançando apenas o público da Geração Z, está perdendo uma importante opção de publicidade em mídia social para sua marca. Em setembro, o aplicativo ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários e os anúncios do TikTok podem atingir um público adulto (18+) estimado de 825 milhões de pessoas em todo o mundo.
Usar anúncios no TikTok é uma grande oportunidade para as marcas. O número de usuários ativos na rede já ultrapassou o Twitter e o Snapchat e está menos saturado de publicidade do que outras redes sociais.
No início de 2019, o TikTok lançou uma versão beta de sua plataforma de anúncios. Desde então, grandes marcas como Nike e Apple Music usam anúncios do TikTok para promover seus produtos com anúncios divertidos e exclusivos.
Conhecendo o aplicativo TikTok
O TikTok foi criado na China em 2016 pela Bytedance. Em 2018, foi o quarto aplicativo mais baixado do mundo (pesquisa Sensor Tower), e em agosto deste ano alcançou a primeira posição. Até janeiro, 60% da audiência era só da China, mas agora o aplicativo se tornou popular em todo o mundo.
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A plataforma atraiu inicialmente jovens entre 11 e 15 anos que migraram do Instagram porque seus pais estavam na rede social. Mas agora seu público já é diversificado. O TikTok está ganhando popularidade entre celebridades em diferentes faixas etárias e até mesmo entre influenciadores que usam o app de forma nativa.
No Brasil, a Bytedance começou a contratar funcionários para administrar o TikTok no país. Além disso, tem investido em cursos e orientação de carreira para influenciadores de aplicativos digitais. Anúncios no TikTok ainda são raros, porém, devido ao público ainda pequeno no país. Mas existe um mercado potencial a ser explorado, quem dominar a plataforma primeiro tem mais chances de se destacar.
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Assim como o Instagram se tornou uma plataforma de priorização de fotos, nasceu o aplicativo chinês TikTok, com o objetivo de proporcionar um espaço para gravar, editar e postar vídeos.
Na plataforma, é possível assistir a vídeos recomendados, de acordo com os hábitos de consumo do usuário, e vídeos de amigos. Além de curtir, comentar e compartilhar interações (inclusive com outras redes sociais como WhatsApp, Twitter e Instagram).
Vídeos curtos e divertidos repletos de recursos e recursos de edição mantêm os usuários entretidos. No Brasil, são publicados mais de 9,6 milhões de vídeos por mês e mais de 1,9 bilhão de visualizações por mês. Além dos vídeos, muitas interações acontecem por meio de hashtags e desafios nacionais e internacionais lançados na rede social.
Inteligência artificial
Um detalhe interessante sobre o TikTok é que ele segmenta conteúdos, não é novidade em nenhuma rede social, ok! Mas aqui a diferença está no uso da inteligência artificial. Facebook, Instagram, etc. oferecem conteúdo baseado em relacionamentos com outros usuários. Aqui, uma experiência sob demanda é criada com base em suas preferências e interesses. Dessa forma, a entrega é realmente efetiva, proporcionando ao usuário uma experiência única.
Por que as empresas devem considerar os anúncios do TikTok.
Vamos começar com a pergunta mais óbvia: por que os profissionais de marketing deveriam considerar a publicidade em mídias sociais quando já existem tantas plataformas poderosas que oferecem resultados?
Bem, por um lado, você minimizaria o risco diversificando sua presença.
Se você está construindo seu negócio e usando uma plataforma de mídia social como a base desse negócio, você está essencialmente construindo seu negócio na plataforma de outra pessoa. Os canais de mídia social têm sido generosos em projetar as ferramentas que permitem que tantos profissionais de marketing e empresas construam e cresçam em suas plataformas. Mas às vezes eles não têm vergonha de fechar a conta.
E o mais difícil é que às vezes sua conta pode ser encerrada em uma determinada plataforma e você nem vai entender o porquê. O registro em várias plataformas é a melhor maneira de proteger seus negócios, portanto, se uma plataforma decidir fechar sua conta, você poderá seguir em frente rapidamente e se concentrar em outra plataforma sem perder muito tempo.
Uma das maiores diferenças entre o TikTok e outras plataformas é o algoritmo. O TikTok é construído sobre um gráfico de conteúdo, enquanto o Facebook e praticamente todas as plataformas Web 2.0 mais antigas usam um gráfico social que é construído sobre conexões. A razão pela qual o TikTok cresceu tão rápido é porque foi construído em algum tipo de plataforma de conteúdo democrática. Qualquer pessoa, seja um seguidor ou 5 milhões de seguidores, tem a chance de se tornar viral.
Uma das primeiras coisas a entender sobre como o TikTok funciona no lado orgânico é que o algoritmo serve conteúdo para grupos de pessoas ao mesmo tempo. Em outras palavras, assim que um vídeo for produzido e publicado, o TikTok mostrará esse vídeo para um pequeno número de usuários. Esses usuários não seguem necessariamente o criador; pode ser qualquer pessoa que o TikTok acredite estar interessado no conteúdo.
O TikTok, embora lançado para um pequeno grupo de pessoas, coleta dados sobre como esses usuários reagem e se envolvem com o conteúdo. Quando esse vídeo atingir um determinado limite de engajamento, o algoritmo do TikTok o reiniciará na página Para você, que é a página inicial da plataforma TikTok.
Anúncios de engajamento muito baixo que não forçam os usuários a assisti-los – ou pior, fazem com que eles fechem o aplicativo e saiam da plataforma – não serão tão eficazes. Como resultado, seu custo por lead ou custo por clique será muito alto, resultando em menos conversões e leads do que o normal.
Obviamente, além do desempenho do criativo, existem outros fatores que podem ajudar a determinar o desempenho geral do anúncio, como o histórico de desempenho do criativo da sua conta. Em outras palavras, qual foi o desempenho de seus vídeos no passado? Qual é o desempenho de seus vídeos atuais em relação aos grupos de anúncios existentes que podem estar em execução no momento?
Outros fatores incluem a concorrência do leilão, características do usuário e segmentação do público.
Outra coisa a ter em mente é que o algoritmo do TikTok ainda está engatinhando. Ele não coleta dados como os algoritmos em outras plataformas de mídia social há anos. Por esse motivo, uma fase de aprendizado um pouco mais longa pode ser necessária para levar seu anúncio às pessoas certas.
Isso significa que a maioria dos profissionais de marketing e marcas não poderá exibir o anúncio e, no primeiro dia, o anúncio será encerrado imediatamente. Você precisa passar por uma fase de aprendizado para garantir que a segmentação do anúncio esteja onde deveria estar.
A fase de aprendizado dos anúncios do TikTok é semelhante à fase de aprendizado dos anúncios do Facebook: 50 eventos de conversão em uma janela de 7 dias. Em seguida, você pode começar a personalizar, otimizar e personalizar seus anúncios e ofertas para melhorar seu desempenho.
Tipos de anúncios no TikTok
Diferentes tipos de anúncios são possíveis no TikTok e em sua família de aplicativos. No entanto, esteja ciente de que nem todas as opções estão disponíveis em todos os países. Listamos os principais formatos abaixo.
Anúncios de canal no TikTok Ads
Esses anúncios podem ser criados no TikTok Ads Manager. Um modelo é um anúncio gráfico exibido nos aplicativos de feed de notícias da empresa (BuzzVideo, TopBuzz e Babe) que inclui uma imagem, marca ou nome do aplicativo e texto do anúncio. Outros tipos podem ser vistos abaixo.
Anúncios em vídeo
Outro modelo – talvez o mais usado – são os anúncios em vídeo, que funcionam no TikTok e sua família de apps. São vídeos de 5 segundos a 1 minuto exibidos em tela cheia para os usuários do feed de notícias For You (For You).
Existem também anúncios do Spark que permitem aumentar o conteúdo orgânico da sua conta para outros usuários. Algumas pesquisas da Titok mostram que esses anúncios são 24% mais comuns e até 42% mais comuns do que os anúncios de canal.
Outros anúncios populares são exibidos na rede de audiência do TikTok (semelhante à exibição do Google e aos anúncios de carrossel mencionados anteriormente nos aplicativos da rede TikTok).
Formatos de anúncio do TikTok disponíveis para marcas gerenciadas
As marcas que tiveram um representante de vendas do TikTok podem usar formatos de anúncio especiais. Para se tornar um representante de vendas, você precisa entrar em contato conosco e verificar a possibilidade. Os tipos de anúncios adicionais são:
Anúncios TopView: vídeos de 5 segundos a 1 minuto que aparecem assim que o usuário abre o app;
Branded Hashtag Challenge: Uma campanha publicitária de três a seis dias em um formato de engajamento. Este é o conteúdo do usuário na página de hashtag do desafio.