MARKETING DE CONTEÚDO NO WHATSAPP: COMO CONVENCER COM PALAVRAS?

outubro 16, 2022 Off Por rodolfocosentino1

Uma estratégia de agência de marketing digital visa convencer (persuadir) clientes em potencial para comprar seu produto ou serviço.

O que é copywriting?

Originalmente, o copywriting era uma disciplina americana, que consiste em escrever mensagens publicitárias importantes e convincentes. Já existia muito antes da era digital.

O redator pode participar notavelmente na criação de textos para mensagens de vendas que podem ser enviados pelo WhatsApp, texto para displays, catálogos, slogans, flyers, jingles ou mesmo scripts para anúncios de televisão e rádio.

Antes o foco do copywriter era destinado ao desenvolvimento de textos curtos e altamente persuasivos. Agora, a redação se estendeu à criação de conteúdo na Internet. Isso inclui campanhas de e-mail, anúncios (Google Ads, Anúncios do Facebook), artigos de blog, etc.

É função deste último realizar a otimização SEO do seu conteúdo na internet, a fim de melhorar o seu referenciamento natural. Mas o blog também costuma fazer parte de uma estratégia mais ampla de inbound marketing.

Este “inbound marketing” visa, assim, convencer o potencial do cliente a procurá-lo, sem solicitar-lo diretamente através das técnicas tradicionais de marketing.

Um redator deve, portanto, produzir conteúdo com valor agregado, interessante e agradável de ler para o “leitor humano”.

Como criar conteúdo atrativo?

A redação se tornará, portanto, uma arte humana de qualidade criativa com uma capacidade de conteúdo editorial inteligente, habilidade de conteúdo e psicologia.

O redator procurará, portanto, responder meio de suas necessidades às necessidades, desejos e medos do homem.

A ideia é convencer ou persuadir, por meio de textos curtos ou mais extensos, o consumidor de que seu produto ou serviço é uma solução para seus anseios ou desejos.

Vários parâmetros devem ser levados em consideração; desde a natureza do conteúdo até seu objetivo, incluindo seu público.

A natureza do seu conteúdo

Não desenvolvemos o texto para uma estratégia de marketing do WhatsApp da mesma forma que um artigo de blog ou uma ficha de produto.

Se você trabalha na área criativa, ou está vendendo um certo desafio pela frente e um deles é, como expor ou vender fotografias e artes online. Em qual site se cadastrar para vender artes online de design? Quanto pagam por uma fotografia ou ilustração, ou outro tipo de arte digital?

Fazer da arte sua profissão não é tão poético e acessível como muitas pessoas, distantes dessa esfera, pensam. Simplesmente exportar seus trabalhos não é suficiente; você comprar tempo escolhendo como sites e mercados certos com termos razoáveis e um público ativo. Ainda bem que isso para você nesta revisão!

Existem alguns pré-requisitos básicos para começarmos a vender arte digital. O mais importante de todos, é transmitir alguns conceitos de design gráfico e branding.

Pode parecer óbvio, mas não é!

Para vender artes para nossos clientes, precisamos entender seu público-alvo e como passar uma boa imagem da empresa para os potenciais leads.

Todos esses conteúdos têm uma finalidade e finalidades diferentes. Você também deve levar isso em consideração em sua estratégia de conteúdo:

uma mensagem no WhatsApp tem o objetivo de informar, portanto precisa ser curta e persuasiva;
uma campanha de publicidade em mídia social é veiculada para tornar conhecida (ou lembrar) a existência de um produto ou serviço;
uma postagem no blog é feita para despertar o interesse do consumidor;
o objetivo de uma ficha técnica de produto é vender um produto;
uma página de destino tem como objetivo promover um conceito e vendê-lo;
Portanto, a forma de apresentá-lo certamente não será a mesma.

Identifique o seu alvo

Dicas de como conseguir seguidores de graça no Instagram

O tom e o mesmo conteúdo de seu conteúdo editorial não serão os mesmos para o destino na sua estratégia de marketing.

A B2C ou B2B é menos relevante aqui. O que importa é identificar o nível de especialização ou seu serviço público-alvo no produto que você está vendendo.

Leia Mais: 5 dicas para fazer o atendimento via WhatsApp
Por exemplo, você vende equipamento fotográfico. Então você certamente tem um alvo de fotógrafos profissionais, mas também um alvo de amadores convictos e outros de amadores de fotógrafos profissionais.

Importância do WhatsApp vai além da troca de mensagens

Percebeu como o zapzap nosso de cada dia se mantém super relevante? A importância do aplicativo vai muito além da simples troca de mensagens,

Note que, pelos números apresentados pela pesquisa que citamos, a audiência e o alcance do WhatsApp podem ser maiores do que muitos programas de rádio e TV. Ele alcança pessoas de todas as classes sociais.

Vamos falar sobre algumas das principais funções do aplicativo que podem fazer muita diferença para criadores de conteúdo.

Conheça e explore a função Status do WhatsApp

O Status permite que você publique vídeos, fotos, textos e GIFs animados que somem em 24 horas – função semelhante ao Stories do Instagram.

É um recurso que alcança muita gente entre seus contatos e que, por isso, é importante na divulgação de conteúdos, promoções, ofertas especiais, links de vendas e muito mais.

Como usar o status do WhatsApp

Para receber e enviar como publicações de status, é necessário que você e seus contatos possuam o número de telefone um dos outros registrados na lista de contatos.

Como consigo vender arte digital para mais clientes?

Seja solícito.

Todo cliente, conhece o negócio dele melhor do que ninguém. É natural que ele queira dar pitacos em algum projeto que vocês estão desenvolvendo juntos.

Converse, explique seus conceitos e o porque de estar utilizando determinada forma de trabalhar. Sendo solícito, você ganhará mais clientes.

Nunca deixe de aprender.

A vantagem da internet, é a possibilidade de aprender: Faça cursos online para garantir uma evolução profissional e para assegurar uma melhoria contínua do trabalho que desenvolve.

Além de torna-lo mais conceituado enquanto Designer, em termos de oportunidades profissionais também poderá lhe trazer benefícios ao tornar o seu Currículo ainda mais completo.

Gera Post, sempre atualiza suas opções de Bases ( Quadradas ou Stories ) e seu Banco de Imagens, para você ter sempre novas possibilidades.

Escolha o cliente certo ao vender arte digital.

O ideal, é oferecer seus serviços para donos de pequenos negócios como lojas, mercados de bairro, escritórios em geral, etc. Esses tipos de pequenas empresas, não costumam investir em design e algumas delas não investem por não conhecerem um profissional capacitado.

Ao escolher a pequena empresa ou profissional para quem você vai oferecer seus serviços, é importante que você avalie bem o material e orçamento que ele tem disponível.

Criando artes com o Gera Post, você economiza muito e pode ter altas margens de lucro com a revenda à seus clientes.

Mostre ao mundo que você trabalha!

Esse parece o mais óbvio de todos, né?

Mas parece que não é assim que muitos designers pensam. Postar os trabalhos que faz, tem sido cada vez mais difícil entre os designers. Muitos preferem denegrir clientes, falar de política, futebol e esquecem que estão ali pra mostrar trabalho!

Neymar admite se preocupar com perseguição de árbitros

Tenha um canal de comunicação e mostre seu trabalho ao mundo. Use o Instagram, o Facebook, o Behance, o Pinterest, existem diversas redes pra você mostrar a sua audiência, o que você realiza.

Como enviar e visualizar atualizações de status

Com o seu WhatsApp aberto, toque em STATUS.

Em seguida, toque no ícone do lápis para escrever uma atualização. Para adicionar emojis ou GIFs, toque no ícone correspondente.

Tocando o ícone da câmera ou em “Meu status”, você pode tirar fotos, gravar vídeo ou um GIF. Também é possível publicar esses itens a partir da galeria.

Caso queira completar mais informações, você pode adicionar uma legenda ou editar uma foto, vídeo ou GIF. Saiba mais, clicando aqui.

Por fim, é só tocar em “Enviar”.

Na outra via, queira visualizar uma atualização de status, clique em STATUS e, na sequência, nas atualizações que pretenda visualizar.

Para dar um feedback de uma atualização postada por seus contatos, clique em “RESPONDER” no momento em que visualiza o status.

O que é a lista de transmissão do WhatsApp

O uso das listas de transmissão do WhatsApp permite que você atinja pessoas ao mesmo tempo, de maneira muitas vezes simples e rápida.

Mas atenção! Só use esse recurso com os contatos com os quais você já comunicou a respeito ou aqueles que realmente existem a certeza de que vão se interessar pelo que você vai mandar.

Basicamente, como uma lista de contatos salvos para os quais pode enviar mensagens de uma vez só. Ou seja, não é preciso selecionar contato por contato a cada envio.

Como criar uma lista de transmissão

Abra o aplicativo, entre em “Mais opções” e depois em “Nova transmissão”.

Procure ou selecione os contatos que você pretende incluir na lista.

Toque na marca de confirmação, simbolizada por uma bola verde com uma marca no centro.

Seguindo esses passos, sua lista de transmissão será criada. Apenas os destinatários celulares que possuem seu número nos deles vão receber sua mensagem.

Seus contatos vão a comunicação como uma mensagem individual receber. Caso eles te respondam, você vai receber as respostas na aba “Conversas”. E apenas você vai receber.

Caso algum contato seu informe que não está recebendo suas mensagens, peça para ele que seu número está salvo na agenda dele

Conheça e use o WhatsApp Business

Para criadores de conteúdo e usuários que pretendem ganhar dinheiro, a novidade deve ser analisada com atenção: comprar seguidores no Instagram certamente agregará a sua estratégia.

Agora se quer saber tudo sobre a nova atualização em teste, leia esse texto até o final e aprenda uma tática para conseguir mais seguidores e se preparar para essa novidade.

Esse teste é para implementar um sistema de assinatura para oferecer remuneração estável aos influenciadores da rede social. 

O programa está sendo testado com 10 criadores populares baseados nos EUA, cada um com milhares de seguidores, e estará disponível para mais criadores nos próximos meses, segundo a empresa.

Ainda não é possível prever qual será o custo de cada conteúdo, visto que o produtor poderá definir o valor no momento de publicação das mídias, clicando no botão “Assinatura”. Entretanto, vale ressaltar que a plataforma deve disponibilizar quantias entre US $0,99 e US $99,99.

O Instagram é a mais recente plataforma de mídia social a tentar acompanhar o sucesso de sites de conteúdo como OnlyFans e Patreon e a plataforma de newsletter Substack. 

No ano passado, o Twitter lançou sua versão de um modelo de assinatura, o Super Follows, que permite que os usuários paguem US $2,99, US $4,99 ou US $9,99 por mês para receber conteúdo exclusivo de criadores que assinaram. Twitter e Facebook também lançaram serviços de newsletter no ano passado. O YouTube lançou os Clubes dos canais em 2018.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse acreditar que os criadores de conteúdo devem ser donos do relacionamento com seus assinantes. 

Por isso, estão trabalhando em maneiras para que os criadores de conteúdo possam pegar sua lista de assinantes e levá-la do Instagram para aplicativos e sites criados por outras empresas.

O assinante receberá um selo roxo em seu nome na plataforma, para que o criador possa identificar quem é “camarote” e quem é “pipoca” nos comentários e mensagens diretas.

O conteúdo exclusivo também terá a marca roxa, para que o usuário saiba que se trata de uma publicação voltada para assinantes.

Prepare seu perfil com o GigaFama

Se já havia a possibilidade de ganhar dinheiro pelo Instagram tendo um bom número de seguidores, essa nova funcionalidade veio para revolucionar sua relação com seus seguidores e aumentar seu rendimento. 

Com o InsteLikes você pode comprar seguidores no Instagram e estar mais apto para aplicar a estratégia de conteúdos “VIP” de remuneração.

Conte com uma ferramenta que proporcione:

  • Seguidores reais.
  • Segurança.
  • Constantes atualizações.

Comprar seguidores no Instagram funciona?

Essa ferramenta pode lhe ajudar a obter mais seguidores. Para ganhar seguidores basta ter moedas suficientes e ter criado um pedido para seguidores, você pode obter moedas de graça atendendo os pedidos. 

GigaFama irá enviar os melhores perfis para seguir você, curtir suas fotos, visualizar stories, visitar seu perfil.

Promova o seu perfil para pessoas reais, não robôs que artificialmente inflam o número de seguidores ou controlam contas de outras pessoas. 

O InsteLikes opera com a filosofia de que os usuários devem ser seguidos por pessoas reais, com interesse em seu conteúdo e realmente utilizam o Instagram e assim a sua página terá engajamento real, com pessoas que pagarão, possivelmente, para obter seus conteúdos exclusivos.

Além de seguidores, o Instelikes te ajuda a ter comentários em suas próprias fotos, estes comentários serão publicados por outros usuários do InsteLikes. 

Esses comentários são extremamente importantes para que o seu perfil pareça ainda mais ativo.

Compre seguidores no Instagram com segurança

O Instelikes não precisa da sua senha do Instagram, isso já garante total segurança. assumimos como usuário e todos pelo próprio usuário.
Além disso, a ferramenta é tecnicamente capaz de usar a sua conta para fotos sem visualizar.
Falando em tecnologia de criptografia InsteLikes utiliza de ponta: todo o tráfego utiliza TLS, usando ChaCha20 e AES-GCM, e tudo exige assinaturas criptográficas, usando Ed25519, o que torna a ação realmente realizada.
Ao utilizar as ligações, o risco de ter a retenção bloqueada de pessoas existir, pois não é necessário seguir de volta ou mesmo infringir as diretrizes do Instagram.
Comprar seguidores no Instagram com constantes atualizações

O que é Marketing 3.0

A partir de 2013, o site tem sido melhorado: o website sempre implementa novos serviços para fazer com que em cada vez mais engajamento com o menor esforço possível e com a maior segurança, além de ser gratuito. A comunidade é considerada na relação X ferramenta de usuário para novas funcionalidades.
Enfim, para obter ganhos no Instagram, você precisa ter uma boa base de seguidores no Brasil para engajar com suas postagens. E para isso a Instelikes oferece o serviço exato que você precisa!
Segundo o Instagram Business, 60% das pessoas usam essa plataforma para descobrir novos produtos, 90% deles seguem pelo menos uma empresa, 200 milhões de contas verificam um de empresa a cada dia e 66% das visitas ao perfil são de não seguidores.
Por isso a importância de construir um perfil robusto no Instagram, para reter essas porcentagens, gerar mais ganhos com os conteúdos e exclusivos.

Como ganhar dinheiro pelo Instagram: conheça as principais formas 

Entre as principais maneiras de monetização do seu perfil no Instagram, estão fazer parcerias pagas, publicar anúncios de marcas e ganhar com lives. Também é possível ganhar dinheiro com programas de afiliados. Confira mais detalhes a seguir. 

Parceria paga 

Uma das principais maneiras de ganhar dinheiro com o Instagram é por meio de parcerias pagas. Esse recurso existe na plataforma para mostrar aos seguidores que as postagens são conteúdos de marca e não apenas uma indicação. 

Para as empresas, esse modelo de conteúdo promove os seus produtos de forma mais orgânica do que os anúncios. Dessa forma, fecham os contratos de parceria com influenciadores com pacotes de certo números de publicações. Também é comum que as empresas especifiquem o formato do conteúdo, como post no feed ou vídeo do Reels. 

Para usar o recurso nas publicações do feed, é necessário selecionar “Configurações avançadas” antes de fazer a postagem. Depois de escolher a opção “Conteúdo de marca”, clique em “Marcar parceiro de negócios”. 

Assim como a marca deve aprovar a postagem para concluir o processo. Além disso, tanto o criador de conteúdo quanto a empresa podem ter acesso às métricas de alcance da publicação.

Anúncio de marca

Os influenciadores ainda podem ganhar dinheiro com o Instagram com outro formato, a postagem patrocinada ou o anúncio de marca. Enquanto os conteúdos com a marcação de “parceria paga” são visualizados somente para os seguidores do influenciador, os anúncios podem ser direcionados para alcançar mais pessoas. 

Para isso, o criador de conteúdo deve ativar a função “permitir que o parceiro de negócios promova” a publicação. Com isso, a empresa deve configurar o anúncio conforme o público que deseja atingir. 

Lives e doações de seguidores

É possível ainda conseguir a monetização do Instagram por meio do recurso de selos em lives. Durante as transmissões ao vivo, os criadores de conteúdo podem receber doações de seus seguidores. A principal vantagem é que todo o valor doado fica com os criadores do conteúdo. 

Para conseguir a monetização da live, é necessário ter uma conta de criador de conteúdo ou comercial, bem como mais de 18 anos. Depois, é preciso também ter mais de 10 mil seguidores. Encontre a opção “Badges” ao realizar a live para configurar esse recurso. 

Programa de afiliados

Outra estratégia de monetização muito conhecida é o programa de afiliados. As empresas aproveitam a relação de confiança entre os influenciadores e os seus seguidores para promover os produtos por meio de um link próprio. 

Dessa forma, todos os produtos vendidos por meio desse link geram uma comissão para o criador de conteúdo. Você pode divulgar esse link tanto nos stories quanto na própria descrição do perfil. 

Saiba se a plataforma monetiza por visualizações

O Instagram paga por visualizações em dois formatos, o Reels e o IGTV. No entanto, essa função está disponível para países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Portanto, o recurso ainda não chegou para os criadores de conteúdo do Brasil. 

O programa de monetização da ferramenta se chama Reels Summer Bonus, que recompensa os produtores de conteúdo conforme o desempenho dos vídeos. Em vista disso, quanto maior o número de visualizações, maior é o valor oferecido.

De acordo com os parâmetros divulgados pela plataforma, somente os vídeos com ao menos 50 mil visualizações são remunerados. Os criadores que participarem do programa devem receber conforme esta tabela:

  • a cada 50 mil visualizações: US$ 125
  • a cada 100 mil visualizações: US$ 250
  • a cada 150 mil visualizações: US$ 375
  • a cada 200 mil visualizações: US$ 500 

Confira como funciona a loja do Instagram

A loja do Instagram permite que você comercialize produtos diretamente pelo aplicativo. Para acessar a vitrine virtual, os usuários precisam clicar no link onde há um ícone semelhante a uma bolsinha. 

Assim, dá para usar a plataforma para colocar o preço e facilitar a venda. O caminho para a venda fica mais curto. Isso porque o usuário consegue clicar na foto do item que quer comprar e visualizar o produto no e-commerce ou no catálogo do Facebook da marca. 

Para começar a vender os produtos pela plataforma, é necessário ter um perfil do tipo comercial, vinculado a uma FanPage. Também é preciso ter um domínio ou criar um catálogo no Facebook.

Um dos critérios para criar a loja no Instagram é a localização em um dos países em que o recurso está disponível, a exemplo do Brasil. Ainda é fundamental que a sua loja esteja em conformidade com as condições descritas no acordo de vendedor e com as políticas comerciais da rede social. 

Para carregar o seu catálogo de produtos, você pode usar a ferramenta de gerenciador de catálogos, que pode ser encontrada na aba de gerenciador de negócios do Facebook. Depois, você pode usar plataformas de e-commerce parceiras, a fim de promover a integração. 

Assim que concluir essas etapas, siga os passos para enviar a sua conta para análise. Geralmente, esse tipo de análise dura alguns dias. Com a aprovação da sua conta, basta ativar o recurso “Compras” em “Configurações” e selecionar o “Catálogo de produtos” que deseja vincular à sua conta. 

Além das publicações no feed, também dá para usar a tag de venda nos stories. Outro ponto positivo de usar o recurso da loja no Instagram é que não somente os seguidores da sua página podem acessar o catálogo. Por meio da aba “Explorar”, os usuários da rede social conseguem encontrar e comprar os seus produtos. 

Saiba a importância da contabilidade para o seu negócio

Contar com um serviço de contabilidade é fundamental para qualquer tipo de negócio, inclusive para quem deseja usufruir da monetização do Instagram. Entre as vantagens de investir nesse serviço, estão a formalização da sua empresa, o cumprimento de obrigações tributárias e o controle financeiro. 

Além disso, o serviço de contabilidade contribui para a tomada de decisões de forma mais assertiva para o seu negócio. Afinal, ajuda no entendimento da situação da sua empresa e dos passos necessários para conquistar os objetivos. 

Com um profissional de contabilidade, a sua empresa fica dentro da lei e a sua equipe fica mais livre para cuidar de outras tarefas. Dispor de um serviço de contabilidade também é importante para melhorar a credibilidade do seu negócio, a fim de atrair novos parceiros.  

Voltado para empresas de todos os tamanhos, o WhatsApp Business apresenta diversas funcionalidades que podem você a se comunicar de maneira mais eficiente com seus clientes e seguidores e clientes.

Abaixo, listamos algumas vantagens e recursos dessa ferramenta:

Programação de mensagens automáticas;

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Registro de número de telefone fixo;

Maior credibilidade: seus seguidores e/ou clientes vão entender que você procura trabalhar com mais profissionalismo e transmitir confiança;

Acesso a medições e dados sobre mensagens recebidas, enviadas, entregues e entregues;

Uso de etiquetas com as quais você pode marcar as ações que já foram feitas com ele. Exemplo: “Pedido já enviado”.

Clique aqui para mais informações sobre a API do WhatsApp Business.

Procure usar mais o WhatsApp Web

O uso do WhatsApp Web ajuda bastante o trabalho dos criadores de conteúdo. Com ele, a visualização das postagens fica mais facilitada, o arquivamento em massas, que pode ser feito diretamente no desktop.

Com o WhatsApp Web, a digitação fica mais fácil e você pode enviar arquivos e mídia por meio do seu computador. É uma forma de evitar a memória do celular.

Para configurar o WhatsApp Web, abra a página da internet ou a versão para desktop do “WhatsApp Web”. Quando um QR Code aparecer, aproxime seu celular do computador e escaneie o código gráfico. Se tudo correr direito, o WhatsApp Web vai abrir em seu navegador.

Uma das vantagens de usar o WhatsApp Web – especialmente se você é criador de conteúdo – é que outras pessoas que trabalham ao seu lado podem ajudar em outras tarefas, usando o Zap instalado no celular.

Como criar um grupo no WhatsApp e convidar participantes

Os grupos no Whats

Portanto, será necessário adaptar seu conteúdo ao nível de experiência do público-alvo. Conteúdo detalhado, com um profissional profissional, será mais adequado para atingir o alvo ou amador confirmado.

Um amado mais simples (ou bem explicado) e um conteúdo mais conciso ser mais adequado para um alvo.

O propósito do conteúdo

Antes de começar a criar um texto para sua estratégia de marketing de conteúdo, é melhor determinar seus objetivos para saber qual direção tomar:

Se torne conhecido: escreva um conteúdo claro, simples e óbvio. A ideia é ser sutil, mas não muito complicada. A funcionalidade e a utilidade de seu produto devem ser óbvias.

Conversion: o potencial está quase pronto para comprar, mas precisa estar totalmente confiável? Aproveite os benefícios do produto ou serviço que ele pode fazer por eles pessoalmente.

Crie fidelidade: escreva conteúdo para fazer com que os clientes voltem. O cliente já conhece você. Não vale a pena lembrá-lo de seus pontos fortes.

Você não deve ter pressa, mas sim desenvolver conteúdo em torno do seu tema.

Como, por exemplo, ajude-los a fazer escolhas mais precisas de lentes ou, no caso de nossa loja de equipamentos fotográficos.

O principal é realmente bem o seu público e saber qual pode ser o gatilho para a compra. Em particular, você pode:

Toque no emocional: nossas propriedades de compra podem ser usadas. Portanto, é despertar emoções como amor ou nostalgia em suas mensagens publicitárias. Ex: vender uma câmera evocando a possibilidade de tirar fotos para guardar momentos em família que nunca mais acontecerão, como os primeiros passos do bebê.

Despertar a curiosidade: para vender, às vezes é bom não falar tudo. Deve ser apenas o suficiente para não deixar o consumidor perplexo, mas não muito para encorajá-lo a descobrir por si mesmo, comprando-o. Esta é uma abordagem particularmente específica para lançamentos de produtos.

Despertar: a ideia é passar a mensagem de que, sem medo o seu produto, o cliente não consegue atender a uma necessidade específica. Como bem de sistemas de sistemas de potencial, aproveitando o sentimento de segurança que fazem muito bem aos seus clientes.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre marketing de conteúdo? Ele foi desenvolvido por uma agência de marketing digital para uma melhor redação na internet e assim gerar novos relacionamentos e vendas com o copywriting.

O WhatsApp Business

Criado em 2009, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, permanecendo até mesmo do Facebook Messenger.

Por meio dele, as pessoas podem trocar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios, além de fazer chamadas. Tudo isso requer apenas um número de celular e uma conexão com a internet.

Não é surpresa de adesão que ele rapidamente se popularizou no Brasil, onde substituiu o SMS e ganhou grande adesão, também sua praticidade.

Hoje, o WhatsApp conta com tendências relacionadas às redes sociais, como recursos o compartilhamento de status que desaparecem após 24 horas (algo similar ao Snapchat e ao Instagram Stories).

Isso pode ser devido aos parentesco do aplicativo com o Facebook após sua compra pela companhia em 2014, em uma venda estimada em incríveis 22 de dólares.

Assim como a rede social de Mark Zuckerberg, tudo começou como um espaço para apresentação atraente entre os usuários, mas que o logotipo se manifesta como oportunidade para as empresas.

E, com o embalo do WhatsApp, surgiu um ponto de contato para as empresas em questão.

Assim, diversos negócios locais começaram a usar modo para marcar demarcar compromissos, como academias, salões de beleza e clínicas médicas e odontológicas.

De quebra, novas ideias, como:

estabelecer um novo canal de suporte ao cliente;
novos produtos e serviços para os clientes reais;
entrar em contato com os fornecedores;
e até realizar transações comerciais.
Por, surgiu a necessidade de um aplicativo próprio para gerenciar todas essas empresas de forma organizada. Então, em 2017, foi criado o WhatsApp Business.

O design ainda é bem semelhante à versão comum, mas o logotipo deve ter novos recursos exclusivos, como um sistema de compras e pagamentos.

E o melhor: toda empresa que já tinha um número próprio para o aplicativo pode fazer uma transição para a versão empresarial e usufruir de suas funcionalidades.

Mas quais são essas funcionalidades?

Como funcionalidades do WhatsApp Business

Perfil empresarial

A 1ª e mais importante novidade é que, diferentemente dos perfis normais dos usuários, você pode inserir informações importantes do seu negócio, como

endereço;
local;
o email;
segmento; e
horario de funcionamento.
Esse perfil aparecerá como um perfil selecionado, e a ideia é que no futuro haja uma forma de encontrar-lo em um campo de busca, tal qual nas demais redes sociais.

Por isso, tenha cuidado na hora de preencher os seus dados. Afinal, o seu perfil é um cartão de visitas para os seus clientes e potenciais clientes.

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Mensagens rápidas

Assim como o WhatsApp “normal”, há como acessar o app via desktop pelo WhatsApp Web.

No modo business, é permitido utilizar como ferramentas pelo computador ou controle das mensagens enviadas e recebidas.

Assim, é possível gerenciar a comunicação de forma prática e profissional.

Outra vantagem é o envio de mensagens automáticas enquanto ausente. Lembra do horário de funcionamento do perfil? Há como configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver fora do trabalho.

Tag

Para facilitar ainda mais a organização, o WhatsApp Business inclui a possibilidade de usar tags para identificar as suas conversas.

Com elas, você pode marcar as conversas em categorias — como “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente” — e criar etiquetas — tais quais “promoção” e “agendado”.

Então, crie tipos do seu negócio, você pode categorizar os tipos de contatos e conversas para quais são os de interação e claro um manual de lidar com cada uma delas.

Métricas

No marketing digital, estamos sempre falando o quão importante é avaliar suas medidas, uma vez que elas indicam um desempenho do seu negócio e como melhorá-la.

E, com o app para negócios, você mensurar alguns dados de envio e leitura de mensagens, como que foram enviados, entregues e lidas.

Monitore essas estatísticas e use-as sempre como referências para otimizar suas ações.

Como vantagens do WhatsApp

Se as empresas já começaram a adotar o WhatsApp entre as suas ações de marketing e foi criada, inclusive, uma versão empresarial, é porque há vantagens em seu uso.

Você sabe o que são elas?

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Rapidez

Essa é uma vantagem tanto para você quanto para o usuário.

Enquanto muitas informações passam batidos no email e nas redes sociais, no WhatsApp você tem certeza de que sua mensagem chegou.

Com ele, você tem uma entregabilidade garantida.

E, como os usuários usam constantemente para conversar com amigos e familiares, é certo que eles, no mínimo, devem ver que a sua mensagem está lá.

Familiaridade

Flamengo teve mais chances contra o Corinthians, mas o 0 o 0 prevaleceu

O aplicativo atende todas as idades!

Você ainda sabe, mas talvez seja uma tendência que os aplicativos de mensagens instantâneas ainda não saibam cada vez maiores, ultrapassando as redes sociais.

CONTEÚDO NO WHATSAPP

O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. Isso torna a plataforma uma ótima opção para as empresas que buscam se conectar com seus clientes de maneira mais pessoal e efetiva.

O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para ajudar a construir relacionamentos com os clientes, aumentar a conscientização da marca e fidelizar os clientes. No WhatsApp, as empresas podem compartilhar conteúdo relevante e valioso, como dicas, novidades e ofertas, para manter o interesse dos clientes e mantê-los informados sobre sua marca.

Para ter sucesso no marketing de conteúdo no WhatsApp, as empresas devem seguir algumas dicas:

  1. Conheça seu público-alvo: Antes de começar a compartilhar conteúdo, é importante conhecer seu público-alvo e entender o que eles estão procurando. Isso ajudará a garantir que o conteúdo compartilhado seja relevante e valioso para eles.
  2. Seja consistente: É importante compartilhar conteúdo regularmente para manter os clientes engajados e interessados na sua marca. É importante estabelecer uma frequência regular e mantê-la.
  3. Mantenha a conversa: Além de compartilhar conteúdo, é importante responder a perguntas e mensagens dos clientes para manter a conversa fluindo. Isso ajudará a construir relacionamentos mais próximos com os clientes.
  4. Personalize as mensagens: Personalizar as mensagens enviadas aos clientes ajudará a garantir que eles sintam que são valorizados e aumentará a probabilidade de engajamento com o conteúdo compartilhado.

Em resumo, o marketing de conteúdo no WhatsApp é uma estratégia valiosa para as empresas que buscam se conectar com seus clientes de maneira mais pessoal e efetiva. Seguindo as dicas acima, as empresas podem aproveitar ao máximo a plataforma para aumentar a conscientização da marca, fidelizar os clientes e construir relacionamentos mais próximos com eles.